COMO TRATAR UMA RECLAMAÇÃO

A experiência do cliente não é uma jornada linear. E por este motivo, existe a dificuldade de garantizar que 100% das experiências sejam positivas. De forma direta ou indireta, problemas surgem e se não forem tratados da melhor forma, podem se transformar em reclamações irreversíveis.

Uma reclamação é a segunda chance que o cliente está dando à empresa para fazer a coisa certa. Se o cliente se preocupou em reclamar é porque ainda acredita na empresa e mesmo se sentindo prejudicado, espera da empresa uma postura de interesse e empatia.

Não tratar uma reclamação trará como resultado para à empresa o aumento da taxa de churn (perda de clientes) e desvalorização da marca.

4 Pontos Fundamentais para Tratar uma Reclamação

1- EQUIPE PREPARADA

A equipe precisa ser treinada pra atuar em momentos de insatisfação do cliente. É muito importante a equipe não demonstrar nenhum tipo de tensão. Manter a voz calma e firme ajuda no processo. Praticar a escuta ativa é essencial.

Criar rituais diários para repasse do modelo de atenção ao cliente e novas situações que surgirem.

Entenda! Não ter uma equipe preparada pode potencializar ainda mais a insatisfação do cliente.

 

2 – COMUNICAÇÃO TRANSPARENTE

Por mais difícil que seja transmitir ao cliente a falha ocorrida, ou receber uma reclamação direta do cliente, seja sempre transparente e sincero.

Reconheça a falha e diga isto ao cliente, lembrando-se de reforçar que está ali para ele e que encontrará a solução adequada. Compreender a frustração do cliente para mensurar a gravidade da reclamação.

Praticar a escuta ativa é essencial neste processo criando empatia com a dor do cliente.

 

3 – RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO CLIENTE

Para que seja possível resolver o problema do cliente de forma ágil e eficiente, é necessário primeiramente que o ocorra a definição dos seguintes pontos:

  • Reconheça a área ou áreas que apoiarão na resolução do problema;
  • Defina em conjunto com os outros responsáveis, as ações que precisam ser tomadas para resolver a reclamação;
  • Defina prazo de entrega de cada responsável e a data final para resolução do problema;
  • Informe ao cliente como o problema será resolvido, apresente a solução de forma clara e com prazos definidos;
  • Monitore diariamente os prazos, para que o prometido ao cliente seja definitivamente cumprido;
  • Nunca deixe o cliente sem retorno ou respostas, em caso de haver algum desvio do que foi planejado.

Seguindo estes pontos e cumprindo o prazo prometido, a confiança do cliente em relação à empresa é reconstruída e assim uma nova perspectiva de sentimento e satisfação surge.

 

4 –  DEFINIÇÃO DE PLANO DE AÇÃO

Definir planos de ação para atuar em cada tipo de problema já vivenciado e tornar isto um padrão de comportamento, treinando e acompanhando a equipe da linha de frente.

Novos problemas devem ser entendidos e identificados o padrão de solução, para que assim se consiga estabelecer planos de ação bem definidos. Os planos de ação devem ser sempre claros e objetivos na solução do problema.

Obrigada por seu tempo!

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