MAPEAMENTO JORNADA DO CLIENTE

O mapeamento da jornada do cliente (CJM – Customer Journey Map) é um processo ilustrativo da trajetória de compra que o cliente percorre para ter uma necessidade atendida. Esta jornada contempla o período antes, durante e após a compra.

É uma ferramenta de comunicação, muito valiosa, que permitirá à empresa, o melhor entendimento do funcionamento de todas as etapas que compõe esta trajetória, do ponto de vista do cliente. Sendo possível identificar falhas, desconexões e oportunidades de negócio para a empresa.

O mapeamento leva em consideração as emoções vividas pelo cliente em todos os canais de interação e pontos de contato sejam eles presenciais ou remotos.

Atenção

Princípios Básicos para Executar o Mapeamento

Precisa fazer parte do dia a dia da empresa para aperfeiçoar processos, regras, produtos e serviços com foco na jornada do cliente.

Deve incluir momentos antes, durante e depois do contato realizado com a empresa. A estrutura deste mapeamento dependerá da quantidade de interações, dos pontos de contato e da quantidade de áreas que fazem interface

A duração da jornada pode levar minutos, semanas ou meses, a depender do tipo de serviço ou produto consumido, dos canais e quantidades de interação.

O mapeamento é mais eficaz quando realizado por profissionais especializados em conjunto com a equipe interna, pois neste processo há a interação de conhecimentos técnicos do mapeamento e conhecimento do funcionamento dia a dia da empresa.

Imprescindível construir uma persona, para haver humanização no processo de mapeamento.

Estimular a empatia com as emoções vividas pelo cliente, colocando-se verdadeiramente em seu lugar. O mapeamento deve ser extremamente mobilizador para extrair o melhor dos participantes.

O grande objetivo do mapeamento da jornada do cliente é identificar os pontos críticos, as emoções que os clientes estão sentido nos diversos pontos de contato e compreender os impactos que estas emoções trazem para o negócio.

Criar plano de ações para atuar nos pontos de criticidade é segundo passo para que a empresa consiga ser mais eficiência e aumente as emoções positivas em seus clientes.

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